quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Clube da luta


Clube da luta um dos melhores filmes que eu já assisti em toda a minha vida.
Não é brincadeira, é um dos meus prediletos e eu acho que o motivo deste Blog existir é por causa desse filme.
Dirigido por David Fincher e baseado no romance homônimo publicado por Chuck Palahniuk publicado em 1996 conta a história de um homen comun da sociedade do final do secúlo XX, que está infeliz com o seu trabalho e estilo de vida.
O protagonista interpretado por Edward Norton é um empregado de uma companhia de automóveis, que sofre de insônia e que por conselho de um médico alivia suas tensões emocionais e resolve o problema de insônia indo ao grupo de apoio para vítimas de cancro testicular, assim (creio eu) vendo que pessoas que tem problemas maiores que ele, ele enfim pode esquecer o seus problemas e encontrar a tão desejada paz interior.
Apesar que com o tempo ele começa a ficar viciado em visitar vários outros grupos de apoio do qual nenhum ele tem a doença em comun e só o sofrimento.
Mas a presença de Marla Singer (interpretada por Helena Bonham Carter) acaba o incomodando e deixando culpado por não ter nenhuma dessas doenças que ambos grupos de apoio oferecia, chegando a negociar que dia eles irão ficar com cada grupo que ambos frenquenta.
O filme realmente começa quando na volta de viagem de negócios senta ao lado de Tyler Durden (interpretado por Brad Pitt) que este depois de uma conversa entre os dois oferece o seu cartão, caso precisa de ajuda futuramente.
Destino ou não, o apartamento do protagonista explode, assim não deixando opção a não ser ligar para Tyler Durden. Tyler e o nosso protagonista vão para um bar e conversa sobre consumismo que logo após acaba e Tyler faz um pedido ao protagonista e pede para dar um soco em sua cara, fazendo que logo eles comecem a briga em enfim acaba por morar na casa caindo aos pedaços de Tyler. Com o tempo os dois começam a praticar as lutas fora do bar que acaba chamando a atenção de outros homens e até formar enfim um clube da luta no porão do bar (no meio dessa violência
encontrar um pouco de paz interior), assim evoluindo até chegar no momento inesperado que o final do filme oferece.

O filme pode ser comparado (por alguns) a uma estória de amor, na qual o protagonista era infeliz encontra uma mulher, participa do clube e tenta impedir uma catastrofe (sem sucesso) e acaba por ficar com essa mulher. Mas para min, não só conta ao mediocridade da nossa sociedade consumista
oferece assim também valores que falta em nós homens de hoje em dia... valores esses que Tyler Durden tem (Coragem, inteligência, determinação...) e também a necessidade de um herói ou uma figura paterna que uma grande parte de uma geração de homens que não teve esse privilégio (Isso é discutido no filme entre Tyler e o nosso protagonista).

Enfim a temática do filme e a supresa que há no final são incriveis assim como a sua filosofia.

As 8 regras do Clube da Luta:

1. Não fale sobre o Clube da Luta.


2. Nunca, jamais, fale sobre o clube da luta


3. Quando alguém gritar "pára!" ou sinalizar, a luta acaba.


4. Somente duas pessoas por luta.


5. Uma luta de cada vez.


6. Sem camisa, sem sapatos.


7. As lutas duram o tempo que for necessário.


8. Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar!



Curiosidades (aviso pode conter Spoilers):
* Jack é apenas uma referência do narrador/protagonista ao modo de viver, e não ele próprio
* Mateus da Costa Meira o conhecido Atirador do Shopping
matou 3 pessoas em uma sessão de cinema do Shopping Center de São Paulo, no qual o filme exibido era o Clube da luta.
* O Jornal The Guardian viu-o como um prenúncio de mudança da vida política americana, e descreveu o seu estilo visual como inovador.
* No filme há mensagens subliminares de Tyler Durden em várias cenas. Isto é uma alusão ao um emprego que Tyler Durden fazia durante a noite em um cinema, colocando mensagens subliminares de filmes pornô em filmes para a familia.
* Tyler fabricava sabão de gordura humana tirada de lipoaspiração e depois vendia praticamente para as mesmas mulheres que havia feito a lipoaspiração.
* Tyler e Jack (Protagonista e Narrador) é comparado a Calvin e Haroldo.
* Enquanto Edward Norton está tentando convencer Helena Bonham Carter a deixar a cidade em um ônibus, podemos ver alguns cinemas ao fundo que anunciam os seguintes filmes: Se7en – Os Sete Crimes Capitais (com Brad Pitt); O Povo Contra Larry Flynt (com Norton); e Asas do Amor (com Bonham Carter).
* Em um dos quartos de hotel que Edward Norton se hospeda durante suas viagens de negócio, um canal interno de TV mostra a equipe do hotel dizendo, “Bem-vindo!” Repare no sujeito à direita da tela, vestindo um terno branco. Isso mesmo: lá está Tyler Durden mais uma vez!

Um comentário:

  1. muito bacana o primeiro post, ser comentado com o filme clube da luta. é um filme que merece.
    bom saber que ele é um dos seus favoritos! abraço Marcus

    ResponderExcluir